segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Um dia antes e vários depois...

Postado por Renata Palombo
Escrito por Juliana Palombo
Fonte: Google Imagens

Vocês lembram da Juliana? Ela escreveu pra gente ainda enquanto estava grávida. Voltou para nos contar seus primeiros dias com o filhote fora da barriga. Apreciem!! (Leia outros textos de Juliana - Clique aqui)

Dia 08/12 fui a minha última consulta médica. Sai de lá com a informação que estava com 3 dedos de dilatação e fui convidada pela Dra. a ser induzida ao parto normal na manhã seguinte. Não era uma certeza, mas tinham probabilidades, dependeria se a dilatação estivesse aumentada. Cheguei em casa, arrumamos as coisas e acordamos bem cedo para o tão esperado dia. Sou muito ansiosa, mas descobri que a ansiedade tem um limite que beira o desespero. Era assim que eu estava.

Chegamos no Hospital e eu estava com 4 dedos de dilatação. Fui então, encaminhada direto para o centro cirúrgico. Pensei: "Beleza! Duas horinhas de força e meu bebê está nos braços". Claro que o pensar e o realizar são coisas distintas... E a minha tentativa de parto normal, durou 9 horas. Sim, 9 horas de força, de ansiedade, de paciência e de angústia também. Parei nos seis dedos de dilatação e nada que fazíamos era suficiente. O prazo para parto normal estava esgotando e novamente outro convite: - Juliana, vamos para cesárea?
Quanta decepção, era tudo que eu não queria. Mas ali já comecei a entender que o amor de mãe é colocar não a minha vontade apenas, mas conciliar com o melhor para o filho. E lá fomos nós. Entrei na sala, me anestesiaram, perdi os movimentos da barriga para baixo, o coração mais que acelerado e meu marido do meu lado segurando bem forte a minha mão. Vinte minutos depois, o que escuto? O choro do Roberto misturado com o choro do pai e sem pensar, senti duas lágrimas escorrendo em minha face. Muito emocionante!

Não deu o parto normal, mas tudo ocorreu normal e bem. E era isso o mais importante. Desse momento até hoje, depois de 30 dias após o nascimento do Roberto, estou conseguindo contato com a minha rede social. Hoje já consigo ter noção que é hoje e que horas são agora e de como está o tempo lá fora. Já consegui tirar a camisola, escovar os dentes logo pela manhã, pentear o cabelo, entender mais da rotina e dos choros do bebê e supri-lo com o leite materno sem que eu chore a cada sugada. Já consigo fazer as coisas com autonomia, receber visitas, falar ao telefone e até mesmo atualizar meu face, linkedin e e-mails....

O que fiz antes dessas semanas? Só aprendi.

Aprendi que um recém nascido dorme 20 horas, mas que seus pais ficam acordados 20 horas.
Aprendi que se conseguirmos dormir 1h30 por noite estamos no lucro.
Aprendi que um PUM pode significar 4 trocas de fraldas. 8 trocas de macacão, RS.... e duas toalhas de banho.
Aprendi que banho é muito mais que higiene pessoal e sim tática de relaxamento.
Aprendi que a TPM não é nada depois das oscilações hormonais do pós parto.
Aprendi a rir e chorar em questão de segundos.
Aprendi que não é pecado assumir que as energias estão acabando, mas que DEUS as recarrega para darmos conta do recado.
Aprendi que tentar economizar as energias do marido na madrugada e fazer sozinha, pode ser pior e ser trabalho dobrado para o marido, avós, bisavó.
Aprendi que um mais um são três, quatro, cinco, seis.
Aprendi que posso aprender todos os dias e que errar nesse caso são tentativas de acertar. Aprendi e estamos aprendendo: papai, bebê e eu.
Aprendi que família é ESSENCIAL."

7 comentários:

Adriana disse...

Esse texto me fez chorar na rua, quando eu recebi li pelo celular, e saí andando e chorando (louca eu?). Passou um filme na minha cabeça...Parabéns Ju pela linda mulher em quem você se tornou, porque em 2003 quando eu te conheci era uma menina, linda cheia de medos e ansiedades e que me conquistou nos primeiros dias de aula da faculdade. Sucesso para você nessa sua nova função: Mãe.
Adriana Pinto Antonio

Renata Palombo disse...

É Adriana!! A maternidade realmente emociona!!! Obrigada pela participação... Espero te ver mais vezes por aqui! Grande abraço!

Karina disse...

Gostei mto do seu post Ju, me identifiquei especialmente com a parte da indução pra parto normal com a unica diferença de que cheguei a 9 de dilatação mas como já estávamos forcando há mtas horas o bb podia ser prejudicado e fomos pra cesárea, ainda bem pois ele estava com o cordao em volta do pescoço... realmente neste momento aprendemos a lição de sujeitar nossa vontade às necessidades de nossos filhos evisto vai se repetir por mtas vezes ate o fim de nossas vidas! Bjao pra vc.

Juliana disse...

Adri, obrigada pelo apoio de sempre. Tem sido de fato uma experiencia boa e vamos ver como me comporto com o passar do tempo... Beijos e estou ansiosa para ler seu texto. Cuide-se!

Renata Palombo disse...

Karina, acho que essa é uma das primeiras lições q nossos filhos nos ensinam. Bjos.

Katia disse...

Lindo texto e 100% verdadeiro... Tive depressao pos-parto dos meus 3 filhos... momentos difíceis, muito difíceis, mas hoje vejo que valeu a pena cada lágrima derramada...

Renata Palombo disse...

Katia, eles fazem muitas coisas valerem a pena!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...