domingo, 12 de fevereiro de 2012

Chaves do Amor e da Confiança


Postado e Escrito por Renata Palombo
Fonte: Google Imagens

Aproveitando o tema da minha última postagem "Abandono e Quebra de confiança" achei interessante compartilhar com vocês algumas informações de um livro que eu estou lendo.

O livro chama-se "Como ajudar seu Filho a amar Jesus". Eu ganhei de natal da minha irmã e ainda li só dois capítulos, mas já me acrescentaram muito. O livro começa falando que o AMOR e a CONFIANÇA são as primeiras lições espirituais que a criança aprende. Como as crianças aprendem por meio dos relacionamentos terrestres, é através do amor dos pais que a criança conhece o amor de Cristo e através da confiança nos pais que aprende a confiar em Jesus.

Aprender a confiar é um estágio inicial no desenvolvimento da personalidade. Todo crescimento posterior repousa sobre o fundamento da confiança. Naturalmente a criança pode desaprender a confiar mais tarde, se a vida lhe trouxer experiências cruéis, como também pode aprender a confiar tardiamente se encontrar figuras de amor que lhe transmita confiança e aconchego.

No final dos capítulos a autora enumera alguns itens que podem nos ajudar a desenvolver amor e confiança em nossos filhos, conforme segue:

CHAVES DO AMOR:
1. Responsabilize-se pelas necessidades de seu filho.
2. Ouça seu filho (Interrompa o que estiver fazendo, faça contato visual e sorria, faça comentários adequados ao que o filho está falando).
3. Abrace e beije com generosidade.
4. Faça elogios sinceros.
5. Perdoe e Esqueça.
6. Leia histórias a cerca do amor de Deus.
7. Relacione seu amor com o amor de Deus.

CHAVES DA CONFIANÇA:
1. Diga sempre a verdade a seu filho. Não minta jamais.
2. Cumpra suas promessas.
3. Execute aquilo que você disse que vai fazer.
4. Dê apoio total a seu filho.
5. Comunique a seu filho que você confia nele.
6. Ensine seu filho sobre quando não deve confiar em alguém.

Algumas destas chaves eu uso naturalmente, mas outras preciso me esforçar, me policiar e ainda assim as vezes falho no uso de algumas delas.

Espero que tenham gostado! Eu achei bem interessante e tenho me esforçado muito para conseguir usar todas estas chaves.

5 comentários:

Cel disse...

Perfeito...

Juliana disse...

Acho q a literatura lhe sera bem proveitosa, pq aborda coisas interessantissimas. Bj

Alex Trindade disse...

Bem legal!!! Dicas que tenho tentado por em prática...pena q nem sempre conseguimos fazer o q é correto!!! Mas, vamos seguindo tentando mais acertar do q errar....

Cristiane faga disse...

Eu ainda nao li o livro, mas fiquei tao feliz em saber que jà sigo as chaves do amor e da confiança mesmo sem saber que era esse o nome dado para aquilo que eu acredito ser essencial na criaçao dos filhos. Obrigada

Renata Palombo disse...

Cris, muito bom q seus filhos estam sendo criados com estas chaves...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...