quarta-feira, 28 de agosto de 2013

"Descobrindo a Paternagem" por Fernando Belém

Escrito por Fernando Belem
Postado por Renata Palombo
Fonte: Arquivo Pessoal
 
Estamos terminando o mês de Agosto (mês do dia dos pais) e o último texto da série "Descobrindo a Paternagem" é de uma pessoa que apesar de eu conhecer ainda há pouco tempo já se tornou alguém muito, muito especial. Hoje, Fernando Belem, conta pra gente suas descobertas enquanto PAI... muitas coisas o fazem ser uma pessoa especial para mim, mas a maior delas é o fato dele ter dado a vida ao meu sobrinho!!! Amo muito!!!
 
Tenho certeza que este é mais um texto de PAI que vai te encantar...
 
"Começo este post me questionando se a paternagem se volta para o lado do aprendizado ou para o instinto, tudo isso porque desde que me tornei pai percebo que a cada dia algo novo acontece a mim e a minha família. Sou pai de um garotinho  que acaba de completar 1 ano e 8 meses, uma benção de Deus em minha vida e de minha esposa.
Lembro-me bem da notícia do teste positivo, de cada conversa com ele ainda em desenvolvimento no ventre da mãe e das horas e horas o aguardando para aparecer ao mundo, digo horas, pois para conhece-lo ficamos quase 10 horas na sala de parto.
Meu filho, minha vida! E é aí que entro concordando com meu sogro quando ele diz que 'conceber um filho, é fácil. Difícil é educa-lo,apresentar a ele bons modos...'. Paternagem é uma das coisas mais belas e acho que é o ponto complementar na vida de qualquer homem, acho que todos poderiam provar esta experiência ímpar.
Aprendizado. Todos os dias meu filho aparece com uma coisa nova, uma palavra nova, um desenvolvimento novo, uma evolução. E eu tenho como obrigação evoluir com ele, me adaptar aos modos dele, entrar com as correções, com as orientações e se apresentar a ele como sendo seu exemplo, seu “herói” que varia desde o “Peixonauta” até o “Galo Carijó”, pois esses ainda são os heróis do meu filho de tão pequenino que é. Aprender com o dia-a-dia dele é uma lição de casa difííííícil.
Paternagem sob a ótica do aprendizado é poder se aliar ao filho, a experimentar junto dele em suas evoluções e identificar as manobras para que não tenhamos eventuais desvios de conduta junto a educação dele. Já o instinto, esse atribuo o adjetivo de fenomenal. Instinto paternal é algo inexplicável, vem de dentro, pressentimos antes do acontecer, sabemos exatamente o que precisamos fazer e a dedicação para aquele(s) que darão continuidade a nossa história. Atribuo em igualdade que aprender sob os efeitos do instinto é a melhor maneira e é nesse sentindo que tenho me esforçado diariamente a me apresentar para meu filho do jeito que sou, trazendo pra ele o pai trabalhador, dedicado, presente, amável com a família.
Agora pouco ele veio me chamar para fazer a oração, coisa mais preciosa....
Este foi meu segundo dia dos pais e esta é uma data que me deixa muito feliz por saber que tenho uma família maravilhosa, que foi agraciada por um fruto tão belo e amável: Meu Filho!
Desejo a todos os pais felicidade junto a sua família, com muito amor por seus filhos e sua família."

Um comentário:

Anônimo disse...

amei todos os textos da serie descobrindo a paternagem, mas sem duvida pra mim esse é o mais belo de tdos... o do pai do meu filho...

TE AMO FE

Juliana Palombo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...